O que é:

O exame de ultrassom é um exame de imagem utilizado para avaliar diversas partes do corpo, identificando se existe alguma alteração.
Também conhecido como ecografia e ultrassonografia, o exame de ultrassom é um exame de imagem que serve para visualizar algum órgão ou tecido do corpo. Em alguns casos, o médico pode utilizar o doppler, que serve para ver como está o fluxo sanguíneo de determinada região, que também temos à disposição em nossa clínica.
Por ser um exame rápido e simples, não existe nenhuma contraindicação ou restrição, mas é preciso ficar atento para algumas orientações de determinados exames, visto que, em alguns casos, pode ser necessário estar com a bexiga cheia para realizar algum exame, por exemplo.

Para que serve o exame de ultrassom?

O ultrassom é um exame que permite a visualização de imagens em tempo real dos órgãos internos e vasos sanguíneos, quando é utilizado o doppler. Diferente do raio-x, que utiliza radiação ionizante, o ultrassom utiliza ondas sonoras para captar as imagens necessárias.
O diagnóstico por imagem é o tipo de exame mais indicado para avaliar as estruturas internas do corpo humano, como rins, fígado e intestino, por exemplo. É uma forma de avaliar qualquer alteração que possa ter em algum órgão ou tecido, sendo possível iniciar o tratamento mais adequado para aquela situação.

Como é feito o exame de ultrassom?

O paciente deve ficar deitado em uma maca para que o médico possa analisar a região, e então é colocada uma camada de gel para que o transdutor, que é o aparelho utilizado para projetar a imagem na tela, e então ele consegue deslizar mais facilmente pelo corpo para visualizar as imagens.
O exame não causa nenhuma dor ou incômodo durante o exame e o paciente pode ir para casa logo após realizá-lo. Não existe preparo específico, mas é preciso ficar atento a algumas recomendações dependendo da região do exame. Pode ser recomendado estar com a bexiga cheia para realizar o exame de ultrassom no abdômen, por exemplo. Mas é sempre importante buscar orientações no local do exame.

Tipos de ultrassom
O exame de ultrassom serve para avaliar internamente alguma queixa do paciente e pode ser solicitado em conjunto com outros exames para investigar diversos problemas. Alguns dos tipos de ultrassom são:

  • Ultrassom de abdome total
  • Ultrassom de mamas
  • Ultrassom transvaginal
  • Ultrassom próstata por via abdominal
  • Ultrassom tireoide
  • Ultrassom, com Doppler
  • Ultrassom morfológico
  • Ultrassom obstétrica

Consulte sempre um bom especialista. Essa é a maneira mais segura de receber análise e resultados precisos e que sejam relevantes para o momento.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com nossos especialistas. Estamos prontos para ajudá-lo da melhor forma possível!
Ficamos localizados na Avenida das Lagoas, nº 2009, Gardênia Azul
WhatsApp: (21) 99872-8003 / 98583-1464
Telefone: (21) 3432-3310
E-mail: contato@prontosauderj.com.br

Pronto Saúde