Quem costuma fazer os check-ups de rotina sabe a importância dos exames laboratoriais. Graças a eles, os especialistas podem notar/detectar alteração/anormalidade, mesmo em casos assintomáticos, e iniciar com brevidade o tratamento adequado.

A medicina diagnóstica, da qual fazem parte os exames laboratoriais, participa de 70% das decisões clínicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. A seguir, conheça os principais tipos de exames realizados a partir de amostras de sangue que são realizados todos em nossa clínica, utilizando como parceiro o laboratório Hermes Pardini (o maior na América Latina):

- O hemograma serve para analisar as principais células do sangue.
- O colesterol mede os diferentes tipos de gorduras no sangue.
- A ureia e a creatinina servem para estimar a quantidade de sangue filtrada pelos rins por minuto.
- A glicemia de jejum é usada no diagnóstico ou controle do diabetes.
- As transaminases, ou TGO (AST) e TGP (ALP), são exames que indicam lesões nas células do fígado.
- O sódio, potássio, cálcio e fósforo séricos devem estar normais. Porém, episódios frequentes de vômitos e diarreia, o uso de certos medicamentos e a ocorrência de intoxicações podem alterá-los.
- O TSH e o T4 livre servem para analisar o funcionamento da tireoide.
- O ácido úrico mostra como o organismo metaboliza algumas proteínas.
- O PCR (proteína C reativa) elevado pode indicar uma inflamação em curso.
- O PSA é outro tipo de proteína que, se elevado, pode indicar aumento da próstata decorrente do envelhecimento, infecção na glândula ou câncer de próstata.
- A albumina é uma proteína que serve como marcador de nutrição.
- O VHS é mais um indicador de inflamação.
Além de mais de outros 5.000 exames à sua disposição.

Como são as orientações preparatórias?
As orientações preparatórias diferem conforme o tipo de exame. Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboral (SBPC/ML), a coleta de sangue, para realização da maioria dos exames laboratoriais, exige jejum, pois os valores de referência foram estabelecidos com base em indivíduos nessa condição. Sendo assim, para fazer boa parte dos testes, é preciso ficar 8 a 10 horas de jejum.
Consulte sempre um bom especialista. Essa é a maneira mais segura de receber análise e resultados precisos e que sejam relevantes para o momento.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com nossos especialistas. Estamos prontos para ajudá-lo.

Pronto Saúde