O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes. É ele que determina o fenótipo dos indivíduos. Nos organismos eucariotos, essa molécula está armazenada no núcleo, onde está organizada em cromossomos, e também nas mitocôndrias.

O DNA é formado por vários nucleotídeos ligados uns aos outros por ligações fosfodiéster estabelecidas entre o açúcar de um nucleotídeo e o fosfato do outro. Cada nucleotídeo possui uma constituição básica, sendo formado por:

- Um açúcar pentose (açúcar com cinco carbonos)
- Uma base nitrogenada
- Um radical fosfato

A pentose nos ácidos nucleicos pode ser a desoxirribose ou a ribose. No DNA, encontra-se a desoxirribose, e no RNA está presente a ribose. Já as bases nitrogenadas podem ser adenina, citosina, guanina, timina ou uracila. Adenina, citosina e guanina ocorrem tanto no DNA quanto no RNA. Já a timina é exclusivamente encontrada no DNA, e a uracila é exclusiva do RNA. As bases adenina e a guanina são chamadas de purinas, e a citosina, timina e uracila são chamadas de pirimidinas. As purinas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio, e as pirimidinas apresentam apenas um anel.

→ Estrutura do DNA

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato e fale com nossos especialistas. Estamos prontos para ajudá-lo da melhor forma possível!

Ficamos localizados na Avenida das Lagoas, nº 2009, Gardênia Azul
WhatsApp: (21) 99872-8003 / 98583-1464
Telefone: (21) 3432-3310

E-mail: contato@prontosauderj.com.br

Pronto Saúde